Mais um capítulo do nosso tutorial sobre operadores lógicos e operações bit-a-bit. Hoje veremos o operador NOT.

Operador NOT

O operador NOT (~), talvez seja o mais simples de todos. Diferente dos outros operadores Bit-a-Bit, o operador NOT opera apenas sobre um operando, invertendo o estado de cada bit, ou seja, se o bit for 1 ele será mudado para 0, e vice-versa.

Bit Saída
0 1
1 0

Exemplo

Abaixo temos um exemplo de uso do operador NOT.

unsigned char a = 5; // 00000101
unsigned char c = ~a;
cout << c;

Saída igual a 250 decimal ou 11111010 binário.

Um dos mais comuns usos do operador NOT é para encontrar o complemento de 2 de um número binário. Em um número binário de 8 bits conseguimos representar valores de 0 a 255 (11111111 em binário), considerando que estamos trabalhando com número absolutos, ou seja, maiores ou iguais a zero . Entretanto, quando desejamos representar valores negativos e positivos usando valores binários devemos usar o complemento de 2. Desse modo, o nosso intervalo de representação de 8 bits diminui o valor positivo máximo, mas por outro lado, conseguimos representar números negativos. Sendo assim nossos valores vão de -128 a 127.

Exemplo 2

Para encontrarmos o complemento de 2 (o valor negativo) de um número usando o operador NOT, seguimos os seguintes passos:

unsigned char a = 5; // 00000101
unsigned char c = ~a + 1;
cout << c;

Saída igual a -5 decimal ou 11111011 binário.

Os números em complemento de 2, quando são negativos, sempre possuem seu bit mais significativo (bit mais à direita) com o valor 1. A principal vantagem de usarmos essa técnica é que as regras para as operação de soma e de subtração são as mesmas, ou seja, se desejamos subtrair um número b de outro número a, basta simplesmente somar-lo ao complemento de 2 de b.

É isso pessoal. Até o próximo tutorial.