Retrospectiva 2017, blog novo e novas metas

Fala pessoal! Antes de mais nada, feliz 2018!

Meu objetivo com este post é realizar uma breve reflexão do meu ano de 2017 e compartilhar
com vocês alguns dos pontos que julgo interessante. Este é o primeiro post do tipo e pretendo
tornar isso um hábito nos próximos anos. Quem acompanha o blog sabe que não tenho
costume de criar postagens com cunho pessoal, apenas técnico. Entretanto, acredito que toda experiência é válida, desde que ela te traga algum crescimento, seja técnico, pessoal ou ambos. De qualquer forma, aprendi muito com posts deste tipo, então pretendo também compartilhar minhas experiências na esperança que as mesmas possam te trazer algo de útil, caro leitor. Este tipo de postagem também visa me tirar da zona de conforto de escrever apenas posts sobre assuntos técnicos.

Então, chega de papo e vamos aos pontos que gostaria de destacar.

Mudança para SP

Agora em Janeiro fazem exatos 1 ano e 3 meses que mudei para São Paulo!

Sou natural de Itajubá, Sul de Minas. Uma cidade pequena (cerca de 90000 habitantes). Itajubá é ótima pra se morar mas com alguns pontos negativos quando se trata de vagas de emprego na área de TI. Tendo isso em vista, acabei tendo que me mudar para São Paulo após conseguir um emprego (onde estou atualmente). Sair de uma cidade pequena e ir para uma cidade grande mostrou ser uma desafio e tanto. Como sempre morei em Itajubá, foi dificil aguentar a saudade quando tive de deixar familia e noiva (na época namorada) e vir morar sozinho em uma cidade grande, ao qual que não conhecia. Eu pretendo fazer uma postagem sobre esta mudança, para citar alguns pontos que acho relevantes e quem sabe ajudar alguém que esteja se mudando ou que esteja na dúvida se deseja se mudar.

Sobre os pontos positivos da cidade, é que em São Paulo você encontra de tudo! Além da maior
oferta de emprego na área de TI, em 2017 tive a oportunidade de partipar de MeetUps. Tema do nosso próximo item.

Partipar de MeetUps

Em 2017, uma das minhas melhores decisões for começar a participar de MeetUps.
Em especial, ao do GrupySP. Mas antes de continuarmos, “o que é MeetUp?”, você se pergunta caro leitor.

MeetUps, basicamente são são encontros onde um grupo de pessoas de reunem para discutir ou estudar um determinado assunto.

Eu sempre colaborei com projetos OpenSource e participei de fóruns, mas poder conversar com outros desenvolvedores pessoalmente me permitiu aprender muito no quesito pessoal e técnico. A troca de experiência e de conhecimento traz crescimento para todos os envolvidos. Futuramente também pretendo excrever um post falando mais sobre os MeetUps e sobre como eles podem te ajudar a se tornar um profissional melhor. Fique ligado!

Blog

Primeiramente, alterei o tema do blog. Eu estava enjoado do tema antigo (apesar de ser um ótimo tema) e senti que blog precisava de uma renovada. Eu tambpem mudei a ferramenta de criação do blog de Pelican para o Jekyll. O Jekyll apesar de não ser escrito em Python, possui muitos temas interessantes e é muito mais simples de configurar que o Pelican e possui suporte nativo ao Github Pages. O tema escolhido foi o ótimo cards-jekyll-template criado pelo Willian Justen. Falando nele, o Willian tem um ótimo blog sobre desenvolvimento frontend (e outros assuntos interessantes). Você pode acessar o blog aqui.

Em 2017, escrevi apenas 9 posts no blog. Situação ao qual pretendo mudar em 2018. Tenho muitos temas e tutoriais bacanas que pretendo compartilhar com vocês! Eu também pretendo realizar a revisão das postagens do blog, principalmente as postagens de Python em busca de erros nos códigos de exemplos ou para melhoras alguma explicação que ficou confusa. Se você leitor encontrar ago errado nos tutoriais, por favor me avise nos comentários. :)

Um dos pontos que me desmotivaram com o blog é o fato da baixa quantidade de comentários. Mesmo que meu objetivo ao escrever no blog não seja reconhecimento ou “likes”, é muito recompensador quando o leitor deixa um feedback sobre alguma postagem. Eu pretendo remediar isso atualizando o blog com mais frequência! :)

Emprego e projetos pessoais

Além do blog, também tenho outros projetos que você pode encontrar no meu perfil do Github. Na primeira metado de 2017, trabalhei bastante nos meus projetos, o que não se repetiu no restante do ano. Então, como meta, pretendo lançar uma nova versão de cada um dos projetos ainda neste primeiro semestre de 2018.

Atualmente atuo como Desenvolvedor Python Pleno no Instituto Tecnológico Impacta. Eu trabalho em um projeto em parceria com outra empresa e desde que entrei no projeto aprendi muito sobre delegar tarefas, liderança e planejamento. Entretanto, uma das áreas que mais aprendi foi sobre o desenvolvimento de aplicações web. Aprendi a colocar a levantar um servidor com tudo configurado e também aprendi muito sobre Python. O meu objetivo em 2018 é automatizar muitos dos processos no ciclo de desenvolvimento onde trabalho.

Além do blog, neste ano também pretendo lançar algum curso em vídeo. Ainda não decidi o tema e nem a plataforma no qual o curso será publicado. Eu gosto muito de ensinar e compartilhar o que aprendo, então acredito que
será uma experiência interessante gravar algo. Qualquer novidade em relação a isso também posto aqui no blog. :)

Estudos

No final do ano fui acometido por uma crise criativa que me tirou totalmente o animo de estudar, escrever no blog e trabalhar em meus projetos. Eu pretendo fazer um post sobre isso e de como conseguir encontrar motivação pra voltar a escrever e estudar.

Estou atualmente fazendo dois cursos na Udemy. O primeiro é o excelente Docker: Ferramenta essencial para Desenvolvedores e o segundo é sobre desenvolvimento de games Criação de Jogos para Android e iOSCompleto. O curso utiliza uma engine chamada Godot, gratuita, opensource e muito poderosa. Vale a pena conferir!

Eu tenho como meta para este ano aprender pelos menos uma nova linguagem de programação. Javascript foi uma das escolhidas! Eu também pretendo começar meus estudos com Docker, Ansible e me aprofundar mais no desenvolvimento web com Django/Flask :)

Conclusão

É isso caro leitor. Obrigado por ler até aqui! Se curtiu, não deixe de comentar e fique ligado no blog!.

Até o próximo post e feliz ano novo!