Duplicando banco de dados no PostgreSQL

Fala pessoal, tudo bem?

No outro tutorial sobre PostgreSQL (link aqui), nós aprendemos a realizar o backup e restore de um banco de dados com PostgreSQL. Neste tutorial, veremos como duplicar um banco de dados já existente.

Inicialmente, pecisamos trocar para o usuário postgres. Isso pode ser feito através do comando:

sudo su - postgres

Uma vez como usuário postgres, podemos listar todos os bancos existentes com o comando:

psql -l

A título de exemplo, vamos supor que temos um banco de dados chamado codigo_avulso e queremos duplicá-lo, criando um novo banco de dados chamado codigo_avulso_copia.

Antes de presseguir, é aconselhável encerrar qualquer aplicação ou serviço que esteja fazendo uso do banco de dados a ser duplicado. Feito isso, basta executar o comando a seguir:

createdb --template=codigo_avulso --owner=postgres codigo_avulso_copia

No comando acima, temos o parâmetro template, que indica o nome do banco de dados original. Sempre que criamos um novo banco de dados no PostgreSQL, um template é utilizado. Se esse parâmetro não for passado para o comando createdb, um novo banco de dados vazio será criado utilizando um template pré-definido chamado template1.

O parâmetro owner indica o usuário postgres (não confundir com usuário linux do PostgreSQL) dono do banco de dados que será criado. Se nenhum owner for especificado, o novo banco de dados será atribuído ao owner postgres.

O parâmetro owner é muito útil quando alguma aplicação utiliza um usuário diferente de postgres. Utilizando o parâmetro owner com o nome do usuário do banco utilizado pela aplicação, não teremos erros de permissão quando a aplicação for acessar o novo banco de dados.

Agora, se executarmos novamente o comando psql -l, veremos o banco de dados original e o novo banco recém-criado.

É isso pessoal! Até o próximo post.

Michell Stuttgart

Sou graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e entusiasta da filosofia do software livre, contribuidor de diversos projetos Open Source (incluindo projetos próprios) e feliz usuário linux.

Comments !